Astronautas finalmente decolam para a Estação Espacial após perrengues com a Starliner da Boeing

Astronautas finalmente decolam para a Estação Espacial após perrengues com a Starliner da Boeing

É isso aí, galera! Depois de um ano de espera por causa dos problemas com a nave Starliner da Boeing, os astronautas finalmente decolaram para a Estação Espacial Internacional (ISS) na sexta-feira, e quem deu uma mãozinha foi a SpaceX! Pensa na emoção!

A tripulação, que é uma mistura de americanos, japoneses e russos, partiu do Centro Espacial Kennedy da NASA. Eles vão substituir a galera que foi pra lá em março, que estava cobrindo o lugar dos dois astronautas que ficaram presos por lá. (Imagina o perrengue!)

A cápsula da SpaceX deve chegar no laboratório espacial neste fim de semana e a ideia é que eles fiquem por lá por pelo menos seis meses. A Zena Cardman, que é bióloga e exploradora polar, era pra ter ido ano passado, mas teve que ceder o lugar para os pilotos de teste da Starliner. Mas agora foi! “Não sinto nada além de alegria agora. Foi absolutamente transcendente. A viagem de uma vida!” disse Cardman, a comandante de voo, depois de chegar em órbita.

Essa confusão toda com a Starliner fez com que o Butch Wilmore e a Suni Williams tivessem que trocar para a SpaceX para voltar da estação espacial, depois de mais de nove meses lá em cima, quando a viagem era pra ser de uma semana. (Que sufoco!)

“Todo astronauta quer estar no espaço. Nenhum de nós quer ficar em terra, mas não é sobre mim”, disse Cardman antes do seu lançamento espacial.

O Mike Fincke, da NASA, que é o copiloto da Cardman, era o reserva do Wilmore e da Williams na Starliner, o que faz deles os únicos três ainda certificados para voar nela. O Fincke e o Kimiya Yui, do Japão, que são ex-militares com experiência em voos espaciais, estavam treinando para a segundamissão tripulada da Starliner. Mas como a Starliner está parada até 2026, a NASA mudou os dois para este último voo da SpaceX.

“É ótimo estar de volta em órbita de novo!” Fincke mandou pelo rádio. A última vez que ele voou foi no penúltimo voo do ônibus espacial da NASA, em 2011.

Completando a equipe, temos o Oleg Platonov, da Rússia. Esse ex-piloto de caça foi tirado da lista de voos da Soyuz russa há alguns anos por causa de um problema de saúde que ele disse já estar resolvido. (Ufa!)

No primeiro dia de tentativa de lançamento espacial, o novo administrador interino da NASA, Sean Duffy, se encontrou com o diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Bakanov. Eles conversaram sobre futuras colaborações, mas tiveram que ir embora depois que nuvens densas forçaram um atraso de última hora. (A natureza sempre aprontando!)

“O que aprendemos nessas missões é o que vai nos levar à Lua e, da Lua, a Marte, que eu acho que é a direção que a NASA tem que seguir”, disse Duffy em uma entrevista. “Há um ‘imóvel’ crítico na Lua. Queremos reivindicar esse ‘imóvel’ para nós e nossos parceiros.” (Falou e disse!)

Para economizar uma grana, a NASA está pensando em aumentar as estadias na estação espacial de seis para oito meses, uma ideia que a agência espacial russa já adotou. A SpaceX está quase certificando suas cápsulas Dragon para voos mais longos, o que significa que a tripulação recém-lançada pode ficar lá até abril. (Mais tempo no espaço, que legal!)

A NASA também está considerando equipes menores – três astronautas lançando na SpaceX em vez dos quatro de sempre – para cortar custos. (Economia é tudo!)

Quanto à Starliner, a NASA está pensando em lançar a próxima com carga antes de mandar outra tripulação. (Melhor prevenir do que remediar, né?)

Os engenheiros ainda estão investigando as falhas nos propulsores e os vazamentos de hélio que deram dor de cabeça à Starliner depois da decolagem. O tempo está correndo, já que a NASA quer abandonar a velha estação espacial até 2030. E um vazamento de ar no lado russo da estação continua sem solução, mesmo depois de anos de remendos. (Parece que a vida no espaço não é só glamour!)

As equipes de engenharia já estão trabalhando no plano para os últimos dias da estação espacial.

O Ken Bowersox, da NASA, disse que os EUA e a Rússia precisam cooperar para guiar a estação para o Pacífico com o mínimo de risco para o público. (Trabalho em equipe é fundamental!)

Vai levar pelo menos dois anos para a estação espacial descer o suficiente para que um veículo da SpaceX possa dar o empurrão final. Os propulsores do lado russo da estação vão ajudar no controle, mas isso significa que mais combustível terá que ser entregue até 2028. (Muita coisa pra planejar!)

O cronograma mais recente prevê que a SpaceX lance a última missão para a NASA – o veículo de desórbita – para a estação espacial em 2029. Os astronautas ficariam a bordo até os últimos quatro a seis meses de vida da estação para lidar com qualquer problema, com a estação vazia caindo no Pacífico no final de 2030 ou início de 2031. (Um final de era, mas com segurança!)

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